terça-feira, 2 de novembro de 2010

Os "verdadeiros negros" e os outros

por Déborah Jacob        
        A África é conhecida como "Continente Negro" por causa da cor de seus habitantes,embora grande parte da população seja constituída por elementos de raças não-negras.
       Na região norte,entre o deserto e o Mediterrâneo,há os árabes,cuja origem é semita,e os berberes,de origem hamítica,gente de grande estatura e pele bem clara.
       Já os povos que vivem na costa ocidental e ao sul do Saara mostram uma imagem totalmente diferente.Baixos e atarracados,são negros de verdade,conservando bem características do grupo negro primitivo do qual se originaram.São os "verdadeiros negros".Mas o Sudão já não e mais habitado pelos sudânicos,e sim pelos nilóticos,de pele bem mais clara e estatura elevada.
       Abaixo do Sudão e da Etiópia,no oriente africano,vivem diversas tribos negras de origem hamítica,como os watusi,os swahili e os nuer.Todos esse povos têm em comum a elevada estatura e o cabelo pouco ondulado,quase liso.No interior do continente,localizam-se os bantos e os pigmeus,gente baixa que não ultrapassa 1,50m.Os pigmeus que vivem na parte meridional africana,permanecem ainda hoje num estágio rudimentar de civilização.
      Todos esses grupos raciais se dividem em várias nações cuja história antiga é tão rica em guerras,conquistas e evolução política quanto a história de qualquer país da Europa ou da América.

Um comentário:

  1. Tudo que está no texto e mentira, os berberes são pretos, e claro negro e pigmentação, e não cabelo ou cor escura. Lembrado os brancos do oriente médio e africa do norte são de origem turca, que invadiram essas terras.

    ResponderExcluir