sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A capoeira e sua influência na consciência negra

por Lucas Barbosa


A capoeira é um aspecto cultural tanto brasileiro quanto africano, que influencia muito no dia da consciência negra, onde vários deles praticam essa expressão e podem livremente mostrar o quanto eles são importantes na sociedade.

Trazido dos negros escravos, a capoeira é uma expressão cultural Afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular e música. Foi desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes. É caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos, e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculelê. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música, especialmente usando um instrumento chamado berimbau.

A palavra capoeira é originário do Tupi e refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira obtivesse o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata.

Principais capoeiristas que marcaram a história da capoeira foram:

Besouro Mangangá (há um filme sobre ele) , Manduca da Praia, Madame Satã, Mestre Waldemar

23 comentários:

  1. legal aprendi muito sobre capoeira

    ResponderExcluir
  2. vlw Certin oq eu qeria

    ResponderExcluir
  3. falta algumas informaçoes

    ResponderExcluir
  4. Adorei aprendi muito sobre a capoeira!!
    Mai vê se vc pode me ajudar:eu estou fazendo um trabalho de escola e eu quero pesquisar imagens de costumes dos africanos e dizer como essas imagens influenciam na vida deles.
    Mais ainda não consegui :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem estou fazendo um trabalho parecido com o seu , mas , em 2019 :]

      Excluir
  5. gostei muito,vai me ajudar no cartaz da feira de ciências

    ResponderExcluir
  6. e mmt vxzcygjx hjd hcvxdcvyuhuchjxyuyudx

    ResponderExcluir
  7. Me ajudou bastante, era tudo q eu estava procurando para concluir o meu trabalho pra quinta-feira. Vlw

    ResponderExcluir
  8. aprendi muito sobre capoeira hj obg

    ResponderExcluir
  9. quen quer vin dançar capoeira aqui em casa

    ResponderExcluir
  10. Muito bom, amei e me ajudou muito para o trabalho da escola ! Amei quem fez tá de parabéns!

    ResponderExcluir