sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Reportagem sobre a consciência negra

Por : Lucas Antônio



Com a aproximação do dia da consciência negra os movimento de negro do Piauí se organizam para que a data, o 20 de novembro, não seja apenas uma data comemorativa, mas também símbolo de luta contra o racismo e preconceito religioso no país.



Com pouco espaço no conteúdo programático do ensino didático nas escolas, os movimentos se organizam para tentar suplantar este fato trazendo atividades culturais e palestras sobre a história dos negros e negras no país e relembrar os heróis negros do país. Os principais homenageados nas escolas são Zumbi dos palmares, Chica da Silva, escrava Anastácia, esperança Garcia.

O professor, pesquisador e articulador das comunidades de terreiro no Meio Norte do Brasil, Antônio Cruz, pontua que hoje os negros têm mais espaços na mídia e na sociedade, porém o movimento quer mais.

“Queremos ter a liberdade de usar nossos turbantes, nossas guias e colares, nossa roupas afro de maneira que não sejamos encarados como demônios, por outros grupos sociais ou religiosos. Porque vivemos e habitamos em um país laico”, reforça o Professor.

Antônio Cruz problematiza que os governos têm que agir a dar mais suporte às comunidades negras e quilombolas do estado, através de políticas públicas que inclua o negro e a negra na saúde, no transporte, nas políticas de habitação e educação. “A nossa maior dificuldade é com o transportes e habitação. É difícil, nós de comunidades de terreiro e quilombola nos locomovermos para os diferentes lugares”, afirma Antônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário