domingo, 31 de outubro de 2010

Sistema de cotas para negros

por Déborah Jacob

O sistema de cotas para negros nas universidades gera polêmica até hoje. Há vários argumentos contra e a favor, todos bastante convincentes. Nem mesmo o governo brasileiro parece saber qual decisão tomar.Tanta incerteza, no entanto, tem um ponto positivo: a geração de debates importantes sobre o racismo no Brasil.

O professor José Jorge de Carvalho, do Departamento de Antropologia, acredita que o sistema de cotas é a única forma de resolver o problema da exclusão social. O preconceito, segundo ele, está presente até nas salas de aula.José passou a defender as cotas depois de testemunhar o caso de um aluno negro prejudicado por um professor, que ele acreditava ser por causa de motivos raciais.

"Há poucos negros na universidade,o que dificulta a união deles para lutar pelos seus direitos. É preciso mudar o tipo de relação que existe na academia,que só será possível quando houver vários negros lá dentro",afirma o professor.

Os dados apresentados pelo professor mostram que a exclusão é perversa: 97% dos universitários brasileiros são brancos, contra 2% de negros e 1% de amarelos. O desequilíbrio, num país em que 45% da população é negra, deixa claro que são necessárias medidas urgentes para inserção do negro no ensino superior.A solução então são as cotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário